domingo, 27 de maio de 2012


Gordura no fígado atinge 20% dos brasileiros






Um levantamento recente da SBH, Sociedade Brasileira de Hepatologia, revelou que cerca de 20% da população brasileira tem gordura excessiva no fígado.
O problema, conhecido como osteatose hepática, já é uma das principais causas de cirrose no país. De acordo com o gastroenterologista e presidente da SBH, Raymundo Paraná Filho, a doença não apresenta sintomas. Ele explica que hábitos saudáveis podem prevenir o problema.
– É uma situação da atualidade. Nós temos hoje uma população cada vez mais sedentária, a população que ingere fast-food; a comida mais simples, mais rápida, mais calórica; ingere muito açúcar e não queima nada porque é uma população que trabalha na frente do computador. Inclusive as crianças. Portanto, sedentarismo, maus hábitos alimentares e carga genética determinam a evolução para essa doença.
O gastroenterologista afirma que, em alguns casos, só o transplante resolve. Ele alerta para o tratamento correto da doença.
– E tratando a osteatose hepática nós estaríamos tratando a síndrome metabólica e, portanto, reduzindo o risco de diabetes e doenças coronarianas no futuro. O tratamento é comportamental, inicialmente. É uma dieta rica em fibras, pobre em gorduras e açúcar. E a outra situação é a atividade física. Exercício físico é fundamental.
O gastroenterologista e presidente da SBH, Raymundo Paraná Filho, explica que a gordura acumulada no fígado vem essencialmente da alimentação. Carne vermelha, salgadinhos, frituras e biscoitos recheados são alguns itens que devem ser evitados.

Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Belas Iniciativas.

        É bom ver que a comunidade petropolitana esta cada vez mais participativa.
        Já tivemos algumas demostrações  dessa participação durante o mês e isso é muito importante.
Dia 19/05 tivemos a caminhada contra a pedofilia e no último sábado foi a vez da caminha preventiva para doenças crônicas do intestino.
        Parabéns aos organizadores destes eventos. E que tenhamos mais iniciativas como estas.

 






Fonte: Facebook    Dr. João Tobias

A importância dos movimentos - caminhada

 A cinesiologia pode ser considerada uma das principais formas pelas quais se pode entender as forças que atuam sobre o corpo. A cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos humanos. E segundo Mendes (2004) através dela podemos tornar
nossa vida melhor, compreendendo do que ocorre com nosso corpo quando nos movimentamos. O Homem moderno é sedentário, pouco utiliza ou sabe do seu próprio corpo. Vivem em um mundo automatizado e com muito conforto. Toda essa tecnologia substitui o árduo trabalho dos nosso músculos. Um exemplo muito comum em nossas vidas é o controle remoto. Quem hoje compraria uma televisão sem ele? É muito mais cômodo usá-lo do que ter que levantar da poltrona para mudar de canal. Outro exemplo é o uso do elevador; quem deixaria de utilizá-lo para subir as escadas? Pois é, com o avanço da tecnologia estamos cada vez mais nos movimentando menos. O fato de nos movimentarmos pouco faz com que percamos gradativamente a amplitude, força e harmonia nos nossos movimentos. Nosso sistema muscular começa a atrofiar e nossos músculos enfraquecem. Isso explica a dificuldade de se realizar atividades simples como subir poucos degraus, arrumar a cama, apoiar-se apenas numa perna e até caminhar algumas centenas de metros.
Para quem não faz nenhuma atividade física e deseja começar, a caminhada, com certeza, é a "modalidade" com o maior número de qualidades. Para Moraes (2001) todos aprendem a caminhar muito cedo na vida, por isso somos biomecanicamente mais eficientes durante a caminhada do que durante qualquer outra atividade física. Isso quer dizer que todas as pessoas que não apresentam nenhuma limitação física podem caminhar e o custo desta atividade é muito baixo e, também pode ser realizada em qualquer lugar. A caminhada possui os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se tratando de efeitos aeróbicos é considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos.
Do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, apresenta maior índice de aderência em exercícios para prevenção de problemas e promoção da saúde e ainda fortalece os membros inferiores, braços e tronco (se houver movimento de braços durante a caminhada) (Lima, 2000). Portanto, não podemos esquecer de nos exercitar, devemos utilizar o tempo em que estamos trabalhando e dormindo para a prática de atividades. A caminada é um bom caminho, pode nos ajudar a manter a forma física e mental e evitar que fiquemos sedentários.
Referências Bibliográficas: Lima, D. F. Vantagens da Caminhada Site: www.cdof.com.br acessado em 28-04-2007. Mendes, A. M. Cinesiologia - A importância dos movimentos site: www.abcdocorposalutar.com.br acessado em 28-04-2007.Moraes, R.S. Caminhada site: www.abcdocorposalutar.com.br acessado em 28-04-2007. Acadêmica Ana Paula Dal Magro Disciplina de Cinesiologia Professor Aluísio Menin Mendes UNICS - Palmas - Paraná

Saiba reconhecer os sintomas da dengue

'SINAIS DE ALERTA' INDICAM SE INFECÇÃO PODE SER GRAVE OU MAIS MODERADA.
DOENÇA REQUER HIDRATAÇÃO CONSTANTE E BOM SENSO NO USO DO PARACETAMOL.

Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com maior eficácia. O primeiro passo para isso é conhecer como a infecção se manifesta. Se os sintomas forem reconhecidos, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível. Em geral, a doença tem evolução rápida e benigna: saber antes pode fazer a diferença entre a ocorrência de um mal menor e consequências mais graves, principalmente no caso de crianças.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes”, explica o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco.

“70% a 90% das pessoas que pegam a dengue pela primeira vez não têm nenhum sintoma”, observa o consultor. Nos casos mais graves, a doença pode ser hemorrágica ou fulminante. “No caso das fulminantes, a pessoa tem uma reação tão intensa que pode destruir o cérebro, o coração e levar à morte."
Para identificar a gravidade da doença, Ivo destaca os chamados "sinais de alerta" da doença, que são: dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento.
“As pessoas acham que dengue só é grave quando tem sangramento. A dor na barriga é tão importante quanto o sangramento, e os pacientes não valorizam isso”, explica.
Diagnóstico precoce
De acordo com a infectologista Patrícia Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é essencial fazer tanto um diagnóstico clínico – que avalia os sintomas – como o exame laboratorial de sorologia, que verifica a contagem de hematócritos e plaquetas no sangue. A infectologista afirma que a contagem de hematócritos acima do normal e de plaquetas abaixo de 50 mil por milímetro cúbico de sangue pode ser um indício de dengue.
“O exame de sangue sozinho não determina se o paciente está com dengue ou não. É preciso diagnosticar também os sintomas. Esses dois fatores vão determinar as condições do paciente e ver se ele precisa ou não de internação. De qualquer maneira, o tratamento deve começar imediatamente”, destaca a infectologista.
Período crítico
O consultor da OMS observa que o período crítico da doença é quando a febre do paciente diminui. “Se a febre passar e o paciente tiver muita dor na barriga, ele está num estado grave mesmo sem sangramento”. Para Ivo, esse é um grande problema no atendimento primário nos hospitais porque geralmente as pessoas com febre são atendidas prioritariamente. “Tem que definir uma estratégia no atendimento porque o correto é dar prioridade aos pacientes sem febre”, defende.
A infectologista diz que, ao passar a febre, a pessoa pensa que está curada, mas pode apresentar queda brusca de pressão, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. O número de plaquetas ainda continua baixo e, por isso, é preciso continuar o tratamento.
“O monitoramento clínico e laboratorial tem de ser constante, principalmente 72 horas após o período de febre. A complicação maior acontece no quinto dia da doença. O paciente tem de fazer pelo menos três exames de sangue, no início da dengue, depois da febre e uma terceira vez para ver se as plaquetas já voltaram ao normal."
Tratamento
Entende-se como parte do tratamento a hidratação do paciente. A dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, é preciso beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos. Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas.
Não existe um medicamento específico para a doença. Os sintomas são medicados para alívio das dores. “Se o paciente tiver dor, vai tomar remédio para dor. Se tiver náusea, remédio para náusea”, explica o consultor da OMS. O especialista alerta ainda para o uso de medicamentos antiinflamatórios, a base de ácido acetil-salicílico e fitoterápicos. “Alteram a coagulação e aumentam o risco de sangramento”, conclui.
Repelentes e mosquiteiros
A dengue, como ressalta a médica Patrícia, não escolhe vítima. Repelentes, mosquiteiros sobre as camas e roupas mais fechadas são recomendados a todos. Mas é preciso estar atento. “Os repelentes que existem no Brasil duram no máximo 3 horas, por isso, é preciso repassá-lo no corpo sempre que possível. Quanto menos áreas do corpo estiverem expostas, mais a pessoa estará protegida”, disse.
Para Ivo, a responsabilidade da prevenção é tanto da população como dos governantes. “Se 1% dos domicílios de determinada região tiverem foco do mosquito, já pode ter epidemia”, calcula. “Os governantes tem que orientar cada região de maneira diferente. Eu não posso combater o mosquito em Porto Alegre como eu faço no Espírito Santo ou no Ceará”.
“É normal acontecer isso no começo do ano, não é novidade”, diz o consultor. “Só não pode tomar providências apenas quando aparecer a epidemia, tem que ter uma continuidade para controlar o mosquito”, defende.
Ele acrescenta que o primeiro passo para o combate é a mudança de mentalidade das pessoas. “Se você encontrar uma barata ou um rato na tua casa, espera pelo governo para combater? Não. Então, quando as pessoas tiverem essa percepção com a dengue, vamos conseguir controlá-la”, finaliza.

Fonte: http://www.blogsoenfermagem.blogspot.com.br/2011/02/saiba-reconhecer-os-sintomas-da-dengue.html

Gemeo parasita fetus in fetu

Esta anomalia poderia ser dizer que é um exacerbo do caso dos gêmeos xipófagos (siameses). Neste caso, é considerada uma anomalia “fetus in fetu“, quando um gêmeo malformado é encontrado dentro do corpo de um gêmeo hospedeiro, seja uma criança ou um adulto vivo.
Isso mesmo, os gêmeos não chegam a se separar completamente quando são zigotos e ficam unidos por alguma região do corpo. Um destes gêmeos cresce, se desenvolve “normalmente”, enquanto o outro se atrofia e se aloja no interior do gêmeo sadio e passa a depender completamente dele.
De acordo com a literatura especializada, quando o feto hospedeiro consegue sobreviver ao parto, este fica com uma protuberância, como se fosse um inchaço na região onde está feto parasita. Cerca de 80% dos casos ocorrem com o parasita alojado na região abdominal. Quando nasce uma criança (ou um adulto passa por exames específicos), podem ser escontradas no abdomen massas contendo ossos, cartilagem, dentes, tecido do sistema nervoso central, gordura e músculo denominadas ‘teratomas’. Mas só serão consideradas como fetus in fetu caso haja um tronco e membros reconhecidos.
Embora seja difícil saber a taxa exata de incidência, já que os casos podem passar despercebidos durante longos períodos, acredita-se que o fetus in fetu ocorre a cada grupo de 500 mil nascimentos, e muitas vezes passam desapercebidos sem serem diagnosticados.














Fonte: http://www.blogsoenfermagem.blogspot.com.br/


  • JURISTAS APROVAM PENA 4 VEZES MAIOR PARA QUEM MALTRATAR ANIMAIS
    A comissão de ju...ristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta sexta-feira uma pena quatro vezes maior para quem maltratar animais, silvestres ou domésticos.

    Abandono de animais pode se tornar crime

    Todas as propostas da comissão ainda precisam ser votadas pelo Congresso, que deve receber o texto consolidado até o final de junho.

    Hoje, praticar abuso ou maltratar animais é considerada uma contravenção penal, punida com pena de 3 meses a um ano de prisão. Pela proposta da comissão, o comportamento passa a ser crime, punido com um a 4 anos de prisão.

    Também receberá a mesma pena quem, existindo meios alternativos, realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, mesmo para fins didáticos.

    A comissão aprovou ainda um aumento de pena de um sexto a um terço caso os maus-tratos provoquem lesão grave permanente ou a mutilação do animal. Se ele morrer, a pena pode ser aumentada da metade.

    O tema de proteção aos animais foi o que provocou a maior quantidade de manifestações da população no período em que a reforma do código recebeu sugestões no site do Senado.

    Rottweiler tem pata amputada após ser arrastado; aprovado aumento da pena para quem maltratar animais

    ABANDONO
    A comissão também aprovou a inclusão do crime de abandono de animais no texto do código.

    Atualmente, o abandono pode ser incluído na lista dos crimes de maus-tratos contra os animais, previsto na legislação ambiental. Entretanto, o juiz pode entender que não houve o crime, já que ele não é citado explicitamente na lei. A pena prevista vai de três meses a um ano de prisão.

    FONTE:
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1095580-juristas-aprovam-pena-4-vezes-maior-para-quem-maltratar-animais.shtml 
Curso sbv na enfermagem. Curso realizado na FASE.

posted from Bloggeroid

sábado, 26 de maio de 2012

Ronco forte aumenta chance de câncer, diz estudo.

Pessoas que roncam muito e sofrem de graves distúrbios respiratórios durante o sono têm uma probabilidade quase cinco vezes maior de morrer de câncer, segundo uma pesquisa americana. Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison acreditam que a correlação pode ser explicada pelo suprimento inadequado de oxigênio durante a noite nos pacientes com o problema. Testes de laboratório já haviam mostrado que a interrupção intermitente da respiração leva a um crescimento mais acelerado de tumores, já que a falta de oxigênio estimula o crescimento de vasos sanguíneos que nutrem os tumores. \'Sem ar\' Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1,5 mil pacientes que participaram de um estudo sobre Distúrbios Respiratórios Obstrutivos do Sono (DROS) ao longo de 22 anos. A forma mais comum de DROS é a apneia obstrutiva do sono, na qual a respiração é bloqueada deixando a pessoa sem ar. Isso provoca ronco e a interrupção do sono e o problema é geralmente associado a obesidade, diabetes, pressão alta, ataques cardíacos e derrames. Os participantes do estudo nos Estados Unidos passaram por testes a cada quatro anos que incluíam análises de sono e respiração. Os resultados mostraram que a probabilidade de morte por câncer aumentava drasticamente de acordo com a gravidade do distúrbio. Enquanto pacientes com uma forma leve de DROS tinham apenas 0,1 vez mais chance de morrer de câncer que aqueles não sofrem com o problema, nos pacientes com uma forma moderada de DROS a chance de morte por câncer dobrava. Já naqueles com distúrbios graves de respiração, o risco aumentava 4,8 vezes. Diagnóstico e tratamento O estudo -- apresentado na conferência internacional da Sociedade Torácica americana, em San Francisco, e que será publicado no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine" -- fez ajustes para levar em conta outros fatores como idade, sexo, índice de massa corporal e fumo, que poderiam influenciar o resultado. "A consistência dos indícios dos experimentos com animais e deste novo estudo epidemiológico em humanos é muito convincente", disse o líder do estudo Javier Nieto, da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. Agora, os cientistas querem ampliar os estudos sobre a questão e examinar a relação entre DROS, obesidade e mortalidade por câncer. "Se a relação entre DROS e mortalidade por câncer for confirmada em outros estudos, o diagnóstico e tratamento de DROS em pacientes com câncer pode ser indicado para aumentar a sobrevida".

globo.com




Germes proliferam em micro-ondas usado coletivamente na empresa




Uma enorme quantidade de germes prolifera na superfície de pias e de micro-ondas usados de modo coletivo em ambientes de trabalho, segundo uma amostragem realizada com 5.000 pessoas.


A pesquisa --realizada em conjunto pela fabricante de produtos de limpeza Kimberly-Clark, e o professor de microbiologia Charles Gerga, da Universidade do Arizona-- mediu durante seis meses os níveis de contaminação de cozinhas e salas de descanso de escritórios de advocacia, call centers, companhias de seguro e médicas.

O número de germes foi maior em acionadores de torneira (75%), micro-ondas (48%), alça de aparelhos (27%), puxadores de geladeira (26%), acionadores de bebedouros (23%) e botões de máquinas de venda automática (21%).

"Várias pessoas estão cientes dos riscos que os germes oferecem no banheiro, mas as áreas de descanso não têm recebido o mesmo nível de atenção", comentou o pesquisador.



Fonte: Folha

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Instituto Butantan testa proteína que regenera tecidos humanos

Instituto Butantan testa proteína que regenera tecidos humanos

Pesquisa prevê o tratamento de doenças degenerativas, autoimunes e queimados

Responsável por mais de 80% de soros e vacinas para uso profilático e curativo produzidos no Brasil, o Instituto Butantan, unidade as Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, está conduzindo um estudo inédito sobre a regeneração de tecido humano a partir de proteínas encontradas em lepdopteras, popularmente conhecidas como lagartas.

O estudo, produzido por um grupo de cientistas do Laboratório de Bioquímica e Biofísica da entidade, pode ser uma alternativa para o tratamento de uma série de doenças degenerativas, autoimunes e até mesmo usada no tratamento de queimados e pessoas com problemas respiratórios como asma.

Nos primeiros seis anos de pesquisa, a equipe estudou a ação da proteína Lopap, encontrada nas cerdas da lagarta Lonomia. Essa substância contém um elemento com propriedades cicatrizantes, que estimula a liberação de moléculas responsáveis pela regeneração de alguns tecidos do corpo humano.

Após a identificação da molécula, os pesquisadores passaram para a fase de testes em animais portadores de asma e úlceras diabéticas, com o objetivo de verificar como era a reação da proteína em relação à regeneração de tecidos. Os primeiros resultados mostraram a eficiência do medicamento na cicatrização do local lesionado. O medicamento em teste também se mostrou mais eficiente do que as moléculas já existentes no mercado farmacêutico.

Ainda com um longo caminho pela frente, a pesquisa passará para a fase de testes em seres humanos para checar a eficácia da nova droga no organismo.


Fonte: Saúde Web

Diretor recebe premiação especial da OMS por luta contra tabaco


A Organização Mundial da Saúde (OMS) irá homenagear o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) José Agenor Álvares da Silva pelas ações desempenhadas por ele na luta contra o tabagismo no Brasil. No próximo dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, Álvares receberá um prêmio especial da diretora geral da OMS, Margaret Chan.


De acordo com nota na página da Organização na internet, “em 2011, ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de um novo conjunto de medidas de controle do tabaco que incluem restrições à utilização de aditivos e aromatizantes em produtos derivados do tabaco e as regulamentações sobre a publicidade ao tabaco no ponto de venda”. A nota afirma, ainda, que, quando estiveram em discussão, as medidas provocaram uma forte oposição da indústria do tabaco.

Para o diretor da Anvisa, esta homenagem reafirma o compromisso do Brasil em continuar avançando na consolidação de políticas públicas de combate ao tabagismo.“É mais um incentivo para a continuidade da luta contra a poderosa e nefasta indústria do tabaco e no enfrentamento à maior causa de mortes evitáveis do mundo”, afirma Álvares.

Currículo

Diretor da Anvisa desde 2007, José Agenor Álvares da Silva foi Ministro da Saúde, entre 2006 e 2007. Servidor de carreira desde 1978, Álvares assinou juntamente com outros ministros, em 2005, a mensagem ao Senado Federal, que solicitava a ratificação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco.

A Convenção-Quadro para Controle do Tabaco é o primeiro tratado internacional de saúde pública, aprovado pela Assembléia Mundial de Saúde, com a participação de seus 192 países membros. A convenção traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelos países que aderiram ao tratado, a fim de reduzir a epidemia do tabagismo em proporções mundiais, abordando em seus artigos temas como propaganda, publicidade e patrocínio, advertências, marketing, tabagismo passivo, tratamento de fumantes e impostos e comércio ilegal de produtos de tabaco.

Premiados

Por alavancar a Lei Geral do Controle do Tabaco mexicana, aprovada em 2008, que aumentou a taxação sobre os cigarros, o presidente da Comissão de Saúde do Senado mexicano, Ernesto Saro também será premiado. A OMS prestará homenagem, ainda, à organização Corporate Accountability International, com sede em Boston (EUA), que impulsionou várias campanhas contra a indústria do cigarro.

Cigarros com sabor

Uma das motivações do prêmio recebido por Álvares foi o retirada dos cigarros com sabor do mercado brasileiro, aprovada pela Anvisa em março deste ano. De acordo com a Resolução RDC 14/2012 da Agência, os cigarros com sabor serão retirados do mercado brasileiro em 2014.

Dados

Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado nesta terça-feira (13/3), feito com mais 17 mil estudantes em 13 capitais do Brasil, entre 2005 e 2009, aponta que 30,4%dos meninos e 36,5% das meninas entrevistadas informaram que já haviam experimentado cigarro alguma vez na vida. Desse grupo, 58,2% dos meninos e 52,9% das meninas informaram que preferem cigarro com sabor.

A pesquisa também mostra que o sabor é importante para 33,1% dos entrevistados. Dados do Instituto Nacional do Cancer (Inca) apontam que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem cigarros com sabor.

Cerca de 600 aditivos são utilizados na fabricação de cigarros e de outros produtos derivados do tabaco. O cigarro contém, em média, 10% da massa composta por aditivos.

Entre 2007 e 2010, o número de marcas de cigarros com sabor, cadastradas na Anvisa, cresceu de 21 para 40. Pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, em 2011, apontou que 75% dos entrevistados concordaram com a proibição de aditivos para diminuir a atratividade de produtos para fumar.

No Brasil, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas todos os anos. Atualmente, existem cerca de 25 milhões de fumantes e 26 milhões de ex-fumantes em nosso país. A prevalência de fumantes é de 15% da população de 15 anos ou mais. A meta do Ministério da Saúde é de 9% até 2022.

Histórico de regulamentação

1988 – obrigatoriedade da frase: “O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde” passa a ser obrigatória nas embalagens dos produtos derivados do tabaco.

1990 – obrigatoriedade de frases de alerta em propagandas de rádio e televisão.

1996 – Comerciais de produtos derivados do tabaco só podem ser veiculados entre 21h e 06h. Além disso, fumar em locais fechados passa a ser proibido (exceto em fumódromos)

2000 – criação da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco, na Anvisa. Brasil é primeiro país do mundo a ter uma agência reguladora que trata do assunto.

2000- É proibida a propaganda de produtos derivados de tabaco em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádios. Patrocínio de eventos culturais e esportivos e associar o fumo à praticas esportivas também passa a ser proíbo.

2001 - Anvisa determina teores máximos para alcatrão, nicotina e monóxido de carbono. Imagens de advertência passam a ser obrigatórias em material de propaganda e embalagens de produtos fumígenos.

2002 – É proibida a produção, comercialização, distribuição e propaganda de alimentos na forma de produtos derivados do tabaco.

2003 – Passa a ser obrigatória o uso das frases: “Venda proibida a menores de 18 anos” e “Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias”

2003 - É adotada pela Assembléia Mundial da Saúde a Convenção Quadro de Controle do Tabaco, primeiro tratado mundial de saúde pública, do qual o Brasil é signatário.

2005 – Entra em vigor a Convenção Quadro de Controle do Tabaco

2006 - Assinado decreto presidencial de ratificação da Convenção Quadro de Controle do Tabaco

2008 - Novas imagens de advertência, mais agressivas, passam a ser introduzidas nos rótulos de produtos derivados do tabaco.

2010 - Anvisa publica duas consultas públicas sobre produtos derivados do tabaco: uma prevê o fim do uso de aditivos e a outra regulamenta a propaganda desses produtos, bem como, exposição nos pontos de venda e prevê nova frase de advertências nas embalagens.

2011 – Lei Federal proíbe fumar em locais fechados e Anvisa proíbe o uso de aditivos em produtos derivados do tabaco.



Confira aqui nota na página da OMS sobre a premiação.

Danilo Molina – Imprensa/Anvisa

População sai às ruas em protesto ao suposto fechamento de farmácia popular.



A população foi às ruas na tarde desta sexta-feira (25) em protesto sobre o boato referente ao suposto fechamento da Farmácia Popular, que é administrada pelo Governo Estadual.

Idosos e representante da Associação de Moradores do bairro Bingen realizaram a manifestação por volta de 15h, que contou com frequentadores do local. Alguns, disseram ao Adonai News que o local não tem a distribuição de fraldas geriátricas há mais ou menos um mês, bem como atividades, que antes eram realizadas frequentemente.

Segundo Ramon Fecher, presidente da Associação de Moradores da Batista da Costa, na Mosela, a farmácia é vital: “Muitos idosos precisam da farmácia, muitas pessoas carentes a utilizam”, declarou.

Ainda há preocupação dos líderes comunitários com os deficientes que trabalham no local “eles vão perder muito, assim como os idosos”, relatou ao Adonai News Marcelo Cabelinho, um dos organizadores do evento.

Maria Hormelia, de 65 anos, disse a nossa equipe de web que os eventos não estão acontecendo, como a festa do Dia das Mães, que não teve na farmácia.

Em nota, o Instituto Vital Brazil, que administra a Farmácia Popular do Estado, informou que a informação sobre o fechamento da unidade não é verdadeira.

Foto e reportagem

FELIPE KRAUSS
Redação Portal Adonai News

terça-feira, 22 de maio de 2012

domingo, 20 de maio de 2012

2 caminhada contra a pedofilia em Petrópolis

Aconteceu neste último sábado dia 19 de maio a segunda caminhada contra a pedofilia em Petrópolis.
A campanha teve o apoio da emprensa e da sociedade, além do apoio da força tarefa de ajuda humanitária. Que deu apoio ao evento colocando um veículo, para acompanhar o evento.


Parabéns aos organizadores pela iniciativa!
Você está na mira da indústria do tabaco há muito tempo

Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam, consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde.



Os aditivos estão nos cigarros, charutos, tabaco sem fumaça, kreteks, bidis e narguilé. Açúcar, mel, cereja, tutti-frutti, menta, baunilha e chocolate, entre outros sabores, visam mascarar tanto o gosto ruim do tabaco, quanto a irritação e a tosse que sua fumaça provoca; e, assim, facilitar a primeira tragada e o desenvolvimento da dependência à nicotina. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.







O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.







Cuidado com as armadilhas!







E aí? Você tem liberdade de escolha ou não?


DIA DE LUTA ANTIMANICOMIAL




Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

Modelo adotado no SUS prioriza rede integrada de atendimento, com diferentes opções de tratamento, inclusive internação para os casos necessários.



O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado nesta sexta-feira (18), demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Em sintonia com os princípios da Reforma Psiquiátrica, instituída no país há 11 anos pela Lei 10.216/01, o governo federal impulsionou, nos últimos anos, a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.



“A data merece ser comemorada por todos. Tratar em liberdade é uma conquista inquestionável da Reforma Psiquiátrica. O surgimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), no fim dos anos oitenta, representou uma grande novidade no panorama do tratamento dos pacientes com sofrimento mental” afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “O atual modelo de assistência garante aos pacientes o exercício dos direitos civis e de uma vida mais plena”, completa.



Em Porto Alegre, onde participa de agendas em comemoração ao dia, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, reafirmou a importância da data. “O 18 de Maio é o momento de reafirmarmos os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica brasileira, com a ampliação de serviços feitos em parceria com municípios e estados, e dando ênfase à rede de cuidados dos usuários de crack, álcool e outras drogas.”



AÇÃO - O governo federal lançou, em 2011, o plano integrado de enfrentamento ao crack e outras drogas. Este plano prevê investimentos de R$ 4 bilhões até 2014. Deste montante, R$ 2 bilhões são destinados para a expansão da rede de atendimento em saúde. Até 2014, estão previstos a abertura de 308 Consultórios nas Ruas, 574 Unidades de Acolhimento (adulto e infantil), 175 novos CAPS Álcool e Drogas 24 horas, além dos investimentos nas Comunidades Terapêuticas, que devem receber mais de R$ 300 milhões nos próximos três anos.



REDE DE ASSISTÊNCIA – Atualmente, a atenção especializada em saúde mental é oferecida, no SUS, por meio de uma rede de equipamentos. Prontos para atender de maneira diferenciada pacientes que precisam deste tipo de cuidado. Para atender esta demanda a rede conta hoje com de 1.771 de CAPS, que estão implementados em todos os estados. Essa quantidade de CAPS é quase quatro vezes maior que em 2002, quando o país contava com 424 Centros. As equipes que atuam nos centros são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde.



Só nos CAPS, foram registrados, em2011, 21,77 milhões de atendimentos ambulatoriais em saúde mental – 50 vezes maior que a quantidade deste tipo de assistência prestada em 2002 (423 mil procedimentos). Especificamente para crianças e adolescentes, os atendimentos nos CAPS infantis saltaram de 12,2 mil, em 2002, para 1,2 milhão, ano passado.



Além dos CAPS, a rede de atenção integrada em saúde mental também conta com os atendimentos oferecidos por meio das Equipes de Saúde da Família (mais de 32 mil equipes em todo o país), das 44 Unidades de Acolhimento Adulto e Infantis, 92 Consultórios nas Ruas e das Comunidades Terapêuticas. Na rede hospitalar ainda estão disponíveis mais de 32 mil leitos. Todos eles recebem recursos financeiros do governo federal.



Por Zeca Moreira, da Agência Saúde, ASCOM/MS

Atendimento à Imprensa

(61) 3315 2509 / 3580

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na tarde desta terça-feira (15), do debate sobre o combate ao crack e outras drogas nos municípios de todo o País, durante a XV Marcha dos Prefeitos a Brasília. Também estava presente o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.




Durante o evento, Padilha ressaltou que o Brasil vive uma epidemia de crack e que é necessário tratamento específico. “Caracterizar como epidemia significa definir que existe o problema. E não se enfrenta o crack sem prevenção, cuidado e repressão”. Além das ações já realizadas para combater este problema, esta semana o Ministério da Saúde vai habilitar 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em oito estados brasileiros. Juntos, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo receberão, mais de R$ 9, 9 milhões por ano. Com o dinheiro, esses estados poderão custear o funcionamento de oito centros de porte I, dois de porte II, três porte III, quatro direcionados aos usuários de Álcool e Drogas 24 horas e mais cinco destinados ao público infanto-juvenil.



O aumento nos números de CAPS no Brasil faz parte das ações do programa “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro de 2012, pelo Governo Federal. Eles oferecem tratamento continuado a pessoas, e seus familiares, com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas. Atualmente são 1.742 em todo Brasil.



Durante o debate da Marcha, Padilha reforçou que o Ministério da Saúde tem uma área específica para que os municípios possam se informar sobre a oferta de serviço que melhor se adequa à cidade. “É necessária a mobilização de estados e municípios para exterminar o problema em todo o País”, enfatizou o ministro.



Como o município pode procurar ajuda – O Ministério da Saúde distribuiu aos prefeitos presentes na marcha uma cartilha que explica como os municípios podem enviar propostas para participarem de programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.



Também foi disponibilizada uma revista para apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no esforço de melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso aos serviços, além de estimular a humanização no atendimento aos usuários e incentivar a qualificação de médicos e outros profissionais de saúde.



Ilana Paiva / Blog da Saúde



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mais de 1.200 pessoas esperam por um doador de medula óssea compatível. Seja esse doador.




O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é o terceiro maior registro mundial de doadores do mundo, contando com mais de 2,7 milhões de cadastrados, segundo o Ministério da Saúde. Mesmo assim, se comparado com a população total do Brasil, que gira em torno de 190 milhões de habitantes, o número é pequeno e precisa crescer a fim de oferecer mais chances aos doentes. Recente medida tomada pelo Ministério da Saúde estabelece um número máximo de doadores a serem registrados por ano, apenas 267 mil. De acordo com o ministro Padilha, a medida foi tomada para ter mais qualidade de material e menos quantidade, o que reduzirá os custos pagos pelos procedimentos.
Em 2011, foram realizados um total de 1.732 transplantes – crescimento de 7,2% em relação a 2010. Hoje, há 1.205 pessoas aguardando pela identificação de um doador de medula óssea no país, onde as chances de encontrá-lo é de 1 em 100 mil.
Entre elas, um menino de um ano e dez meses chamado Pedrinho que foi diagnosticado com leucemia. A doença fez com que ele passasse por várias sessões de quimioterapia, uma situação que exige muito de uma criança. Os pais de Pedrinho, Júlia e Vando Ribeiro, realizam campanhas na internet que buscam sensibilizar as pessoas sobre a importância de serem doadores e ajudarem na cura de crianças e adultos com doenças hematológicas. Você pode conferir o trabalho desses pais no blog Casa do Pedro e também conhecer mais a fundo a história de Pedrinho e sua luta. Na descrição do blog, é possível entender a importância de ser um doador:
“Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo”.
Todos os doadores são cadastrados no REDOME. Para ser um doador, basta se registrar em qualquer hemocentro de sua cidade. Será necessário preencher uma ficha de identificação e fazer uma coleta de sangue simples para o teste de compatibilidade. Seus dados e sua tipagem sanguínea serão cadastrados no REDOME e quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será consultado para decidir a doação. É importante manter os dados atualizados, como endereço, para facilitar a localização do voluntário na hora da doação. A saúde também precisa estar em dia para não comprometer o procedimento.
 Se você não sabe onde encontrar um hemocentro, o Disque Saúde pode te ajudar a encontrar o mais próximo, ligue 0800-611997. Não perca a oportunidade de salvar uma vida.

ENTENDENDO A MEDULA ÓSSEA

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela são produzidos os componentes dosangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Estes são responsáveis pela oxigenação das células, pelo sistema de defesa do corpo e parte do sistema de coagulação do sangue. Os transplantes de medula óssea ajudam a curar doenças que interferem na produção de qualquer um desses tipos de células, como leucemia, doença de Hodgkin e outros linfomas.
Tratamentos tradicionais, como quimioterapia e radioterapia, destroem não somente as células anormais, mas também as normais, dificultando as possibilidades de cura.
O transplante de medula óssea permite ao médico tratar pacientes com dose elevada de terapia, matando efetivamente todas as células na medula óssea, e então substituir a medula óssea danificada por uma sadia.
Confira a campanha do Ministério da Saúde que incentiva a doação de medula óssea. É esse tipo de diferença que você estará fazendo:

www.blogdasaude.com.br

PL Torna crime cheque caução


HOSPITAIS PRIVADOS

Aprovado PL que torna crime exigir cheque caução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2), por unanimidade, o Projeto de Lei 3331/2012, que torna crime a exigência de cheque-caução, nota promissória ou mesmo o preenchimento de formulários administrativos como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A proposta segue agora para votação no Senado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou a aprovação da medida, que ainda eleva a pena se a negativa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave. “Aquilo que era uma resolução passa a ser crime previsto pelo Código Penal. Essa é uma forma de punir e até triplicar a punição em caso de morte”, explica.
O projeto, elaborado pelos ministérios da Saúde e da Justiça, também aumenta a pena para instituições e profissionais que condicionarem o atendimento médico emergencial a qualquer tipo de garantia financeira. A pena definida pelo projeto é de detenção de três meses a um ano e multa. “A expectativa do ministério é coibir o crime, que é exigir a cobrança de qualquer pagamento antes que se salve a vida de quem precisa de atendimento”.
Também passa a ser obrigatória a divulgação de cartaz alertando para a nova regra. “Essa medida reforça o conhecimento da população sobre seus direitos na hora de um atendimento emergencial”, diz o ministro, que afirma ainda que o próximo passo é avançar para a regulação do atendimento dos serviços de urgência e emergência dos hospitais privados. “Ainda esperamos a aprovação no Senado, mas a assistência ao paciente nas emergências sempre será prioridade absoluta”, completa o ministro.
MELHORIAS NA SÁUDE SUPLEMENTAR– O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)já atuam na melhoria permanente do atendimento na saúde suplementar. Ocumprimento da garantia dos prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias junto às operadoras de planos de saúde tem fiscalização constante.
Aquelas que não cumprirem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a penalidade de multa de R$ 80 mil e R$ 100 mil para situações de urgência e emergência. Além disso, em caso de prática reiterada, podem sofrer medidas administrativas, tais como a suspensão da comercialização de parte ou de todos os seus produtos e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos seus dirigentes.
A fiscalização dos prazos máximos de atendimento é, portanto,uma forma eficaz de garantir ao consumidor a assistência à saúde contratada, exigindo que as operadoras de planos ampliem o credenciamento de prestadores, quando necessário.
Trabalhadores demitidos e aposentados também contam com benefícios garantidos pela ANS. Os brasileiros que se enquadram nesse perfil, têm direito a manutenção do plano de saúde empresarial a que tinham durante o contrato de trabalho, sem alterações na cobertura. Além disso, a Resolução Normativa publicada pela ANS no fim de 2011 prevê a portabilidade especial para outra operadora durante a vigência do direito de manutenção do plano ou após o término deste prazo, dando a possibilidade de o usuário migrar para um plano individual ou coletivo por adesão.

Por Rodrigo Abreu, da Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315 3989/3580

Governo inicia a campanha de vacinação contra a gripe

A campanha deste ano reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, além de ser um direito assegurado pelo SUS. Portanto, entre os dias 5 e 25 de maio, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos devem tomar a vacina contra a gripe. Se você faz parte de um desses grupos, procure um posto de vacinação

Lei seca.Continuará sendo respeitada?